Cada vez mais pessoas estão a abraçar as coberturas verdes uma vez que são excelentes para a biodiversidade e também para melhorar a estética dos ambientes urbanos.
O nome telhado verde tem tudo a ver com o principal material que compõe esse tipo de cobertura: plantas. Em vez de cerâmica, aço ou qualquer outro material duro, o segredo está em usar a vegetação aparente. E o mais interessante: A ideia não é só decorar o local, como uma espécie de vaso decorativo de plantas. O propósito é economizar energia e tornar a edificação mais sustentável e amigável ao meio ambiente.
Não se trata apenas de criar uma espécie de horta no telhado de concreto e plantar o que bem entender. Há muita tecnologia por trás da cobertura verde. Para que tudo isso funcione bem existe um processo bem desenhado de engenharia que garante o cuidado com a vegetação e a manutenção do local com o tempo.
Isto é, os telhados verdes são compostos por uma série de camadas que permitem que a vegetação cresça corretamente, evitando infiltrações que podem causar danos à estrutura do edifício/casa. Embora haja uma grande variedade de opções para construí-las, apresentamos aqui um sistema composto de uma base de argamassa, uma camada de emulsão asfáltica, duas membranas asfálticas impermeáveis, uma camada de drenagem e o substrato que permitirá o crescimento das espécies vegetais.
Para impermeabilizar as áreas de sumidouros, parapeitos e outros pontos críticos, também inclui uma membrana líquida de poliuretano, que permite vedar todo o sistema.
Vantagens
Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. As plantas absorvem substâncias tóxicas e dióxido de carbono e liberam oxigénio na atmosfera;
Atrai pássaros, abelhas, borboletas, etc., ou seja, cria e preserva habitats aumentando a biodiversidade;
Produção de hortas e implementação de árvores de fruto, fonte de alimento;
Melhoria estética dos edifícios e da cidade;
Ajuda a combater o efeito de ilhas de calor nas grandes cidades, baixando a temperatura;
Melhora o isolamento térmico dos edifícios, protege o interior contra as temperaturas elevadas do verão e ajuda a manter a temperatura no inverno, levando a uma diminuição de consumo energético em equipamentos de ar condicionado;
Melhora o isolamento acústico da edificação. A vegetação absorve e isola ruídos;
Maior retenção da água das chuvas, controlando e evitando cheias devido à impermeabilização dos solos.
A partir das nossas escolhas para a construção e remodelação de nossas casas podemos fazer grandes mudanças para melhorar o nosso meio-ambiente e caminhar para um presente e futuro mais sustentável.
#pegadaverde #sustentabilidade #arquiteturaverde #telhadoverde #construcaosustentavel #plantas #coberturasverdes
Comments