Originalmente criadas na França entre os séculos 17 e 18, as boiseries atravessaram os séculos, uma técnica de revestir as paredes com molduras. E este recurso estético foi reinterpretado, ganhou novos materiais e passou a dividir espaço com elementos de outros estilos, criando ambientes sofisticados, clássicos e modernos.
Antigamente a boiserie era feita de madeira, mas hoje pode ser feita em diversos materiais recicláveis como poliestireno, como também de metal e de gesso.
A boiserie não precisa ser aplicado em toda divisão, às vezes chega numa parede ou numa porta, mas atenção que a maior dificuldade é na hora de cortar as tiras de boiserie para fazer a união entre elas. Nosso conselho é que corte em um ângulo de 45 graus para que a soma das duas partes forme um ângulo de 90 graus perfeito.
Já nas junções e eventuais emendas vai usar cola branca de rodapé, a mesma utilizada para fixar a boiserie na parede. Ela também serve para fazer o acabamento, e deve ser passada ao longo de toda a moldura, nos pontos de contato com a parede.
As molduras podem ser pintadas na mesma cor das paredes, inclusive com a mesma tinta, como também podem ficar sem pintura mesmo (as de poliestireno são branquinhos) ou pode escolher pintá-las com uma cor diferente da parede. Se for fazer de gesso, contudo, aplique sobre a boiserie tinta acrílica para ajudar na durabilidade e resistência do revestimento.
INSPIRAÇÕES com Boiseries
Kommentare