Os tapetes são peças fundamentais para a decoração já que demarcam e proporcionam aconchego aos ambientes. A limpeza adequada também é fundamental para a manutenção da saúde das pessoas e equilíbrio do ambiente. A boa notícia é que limpar tapetes adequadamente não requer muito esforço. Dependendo do material em que são feitos, os tapetes exigem cuidados diferentes. Conheça as rotinas que deve implementar para manter o seu tapete imaculado.
Tapetes de Lã
Trata-se de um material delicado, que exige muita atenção. Primeiro, deve pegar no tapete e levá-lo para um espaço onde possa sacudi-lo. O próximo passo é garantir que nenhuma sujidade ficou para trás. Para isso, só precisa de aspirar o tapete. É claro que não basta manter esta rotina se a sujidade em causa envolver algum líquido. Nesse caso, deve limpar a área com um pano húmido e um detergente neutro (que não seja muito ácido). Depois, passe um pano seco sobre o mesmo local e, de preferência, deixe que o tapete seque ao sol.
Tapetes de Viscose
As fibras que compõem este material são muito frágeis, pelo que todo o cuidado é pouco.
Antes de iniciar a rotina de limpeza, deve passar a mão sobre o tapete fazendo-o em toda a área, sempre no mesmo sentido. Depois, passe o aspirador, e faça- o sempre no mesmo sentido.
Se precisar de eliminar nódoas específicas, o processo é diferente. Para isso, adicione água e detergente neutro a uma bacia. Depois, molhe um pano no líquido e passe-o sobre a área machada. Esfregue bem a zona até a nódoa desaparecer.
Tapetes de Juta
Os cuidados a ter com os tapetes de juta são mais ou menos semelhantes. Primeiro, sacuda o tapete no exterior. Depois, aspire-o por ordem: primeiro, ao longo do comprimento e, depois, da largura. Para limpar nódoas, faça-o o quanto antes. Humedeça um pano com detergente neutro (ou com água e vinagre) e passe-o sobre a zona afetada. No final, seque a zona com outro pano.
Tapetes de Algodão
Para limpar tapetes de algodão, deve usar detergentes neutros. Qualquer opção mais ácida vai certamente danificar o tapete. Para eliminar nódoas, pode sempre recorrer à ajuda da máquina de lavar. Os tapetes de algodão são dos poucos que podem ser lavados na máquina, o que lhe facilita muito a vida. No entanto, deve evitar colocá-lo na máquina de secar. Em vez disso, deixe que o tapete seque naturalmente, de preferência pendurado.
Tapetes Sintéticos
Os cuidados a ter com os tapetes sintéticos são, também, muito semelhantes. Pode, por isso, lavá-los com água e detergente neutro. No fim, deixe-o secar ao sol.
Depois de seco, é aconselhável que borrife o tapete com um pouco de vinagre. Isso vai impedir que o tapete ganhe odores desagradáveis.
Agora que já sabe dos cuidados com os tapetes, pense na escolha do tapete para a sua casa, conselho é que o tapete deve ser encarado como uma obra de arte, é como se fosse um quadro que coloca no chão.
Comments