top of page
Foto do escritorFi Ferrari

Atitudes Sustentáveis na Construção

Atualizado: 1 de abr. de 2022


As construções sustentáveis são todas aquelas que utilizam técnicas ou materiais ecológicos para a criação de empreendimentos – tanto residenciais como comerciais – criando uma harmonia e respeito com a natureza e o meio ambiente como um todo. Mas não basta só pensar na matéria-prima ideal para as construções. É importante idealizar e planear toda uma metodologia para uma pegada mais sustentável. Gerir os processos de forma a otimizar tempo e economizar em recursos é um exemplo de como garantir uma melhor prática sustentável durante a obra.

Como sabemos, o segmento da Construção Civil está entre os MAIORES poluidores do meio ambiente, principalmente em função dos resíduos sólidos e detritos resultantes desse processo.

Vamos partilhar aqui boas práticas para uma atitute mais sustentável, seja numa remodelação ou na construção de uma nova moradia.



PLANEAMENTO INTEGRADO desde a elaboração do projeto, além de proporcionar um cuidado com as construções já existentes, também consciencializam as próximas obras.


Manter o edifício perto de uma boa infraestrutura DIMINUI DRASTICAMENTE os custos de materiais e ecológicos. Esta medida permite também gerar um maior aproveitamento da estrutura urbana, facilitando a vida dos utentes.


CONSERVAR áreas existentes naturais e restaurar áreas prejudiciais.


TER espaços abertos, criar a interação social com o meio ambiente.


Uma boa gestão das águas pluviais ajuda a reduzir o volume de escoamento e MELHORA A QUALIDADE da água disponível no lote. Recomenda-se a implementação de um sistema de reutilização da água da chuva, que poderá ser aproveitada em geral para descargas, limpeza das calçadas, irrigação de plantas e jardins, e até lavagens de veículos. Um sistema como este pode economizar em até 50% o gasto de água.


Redução da ilha de calor, através, por exemplo, do recurso à execução de TELHADOS VERDES, ou aplicar plantas que forneçam sombras.



O uso de painéis no telhado permite o aproveitamento da energia solar para gerar ILUMINAÇÃO NATURAL, e o calor pode ser usado para aquecer a água do banho, da piscina e de ambientes. O funcionamento ocorre sob o conceito de energia fotovoltaica, que é a absorção da irradiação solar convertida diretamente em energia elétrica. Ou seja, quanto mais forte for a radiação solar, maior será a quantidade de energia gerada. No entanto, mesmo em dias chuvosos e nublados, a produção continua a funcionar.


Seja prudente com os MATERIAIS que vai escolher para a construção. Estes devem ser os mais atóxicos possível. Para isso, verifique se eles possuem metais pesados na formulação. Caso tenham, risque da lista. E escolha tintas, vernizes, colas e compensados que não utilizem formaldeído e não liberem COV´s (compostos orgânicos voláteis). Além de ser benéfico para a saúde, incentiva os fabricantes a não utilizarem esses compostos nos seus processos produtivos e ajuda o meio ambiente.


RE-UTILIZE, há vários materiais de demolição que podem ser reutilizados, como madeiras, cerâmicas e metais. Há empresas especializadas nesse tipo de processo, mas também pode procurar em obras e locais onde existam entulhos. Muita matéria prima em bom estado é desperdiçada quando pode integrar novos projetos! Será preciso comprar tudo novo e gerar mais impacto no meio ambiente? Leve isso em consideração antes de ir às compras.






26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page